quinta-feira, 1 de abril de 2010

Diário semanal de Lucas 1 verso 2

"Assim como nos transmitiram os que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra".

Antes de começar sua história de Cristo Lucas reconhece a importância do testemunho das pessoas que estiveram com Jesus e que viram a história acontecer. Estas pessoas e o que se propagou com respeito à história de Cristo para Lucas foi de extrema importância porque talvez ele e nós hoje estaríamos perdidos ainda. Assim, podemos enxergar aqui o trabalho de Paulo (Lucas se converteu por causa do trabalho dele) e dos primeiros cristãos e apóstolos, que se espalharam pelo mundo por causa da perseguição e levaram a história de Cristo adiante.

Mas veja, muitos conheceram a história de Cristo e não levaram adiante, não deram testemunho. Lucas quer dar crédito  aos operetai, em grego, servos, oficiais  ou como diz texto, ministros. Acho que o que expressa melhor é justamente a palavra hoje conhecida como operário. São pessoas que estão a serviço de algo ou alguém. Imaginem se elas se isolassem do mundo como fizeram alguns monges na idade média! As coisas seriam diferentes se essas pessoas tivessem se calado (como hoje muita gente faz para se isolar do pecado do mundo. A história de Cristo acaba morrendo com elas). A primeira coisa que eu aprendo aqui é que nós nunca sabemos a distância que percorre nosso testemunho. Alguém pode plantar, mas nem sempre e é como normalmente acontece, nem sempre aquele que planta colhe. Alguém planta aqui, outro colhe acolá e assim o evangelho chegou até você e eu. O importante é que a semente seja propagada. É o que nós podemos fazer. O convencer o pecador e o trabalhar as vidas deixemos com Deus!

Mas que semente é essa? Pra mim, a segunda lição que eu tiro deste pequeno verso vem da última palavra. O grego  logos é o mesmo termo usado por João para se referir a Cristo: a Palavra de Deus. Veja que o que foi propagado não foram as bênçãos conquistadas nem tudo o que decorre da nossa posição no Reino de Deus, mas sim a história de Cristo! Sua encarnação, sua expiação, nossa redenção! A história de Cristo não são bênçãos materiais que hoje vemos tanto ser propagado. A história de Cristo não trata dessa competição pelo mercado evangélico. A história de Cristo é aquela que salta das páginas das escrituras para fazer diferença na nossa pequena vida. Assim como nós aprendemos no verso 1 que Cristo vive em nós, o que eu aprendo aqui hoje é que esta história deve nos atravessar e chegar aos outros. É por isso que o evangelho de hoje preocupa tanto e o meu desejo é que Deus tenha misericórdia de nós! Temos nos preocupado tanto com o aspecto material, exterior que nos esquecemos os nossos corações. Nos preocupamos em como vamos convencer aquele amigo a se tornar crente e nos esquecemos de mostrar com nossas vidas um testemunho exemplar de como se vive. Um testemunho de vida, um testemunho da história de Cristo. Não precisamos de muita coisa não. Não é necessário pedir poder em shows ou freqüentar reuniões de descarrego...rs....só é necessário disposição! Que sejamos servos dEle, servos da palavra, servos de Cristo!Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário