domingo, 4 de abril de 2010

Diário semanal de Lucas 1 versos 3 e 4

"Pareceu adequado também a mim, excelentíssimo Teófilo, depois de investigar tudo adequadamente desde o começo, escrever-te uma narrativa em ordem, para que tenhas certeza da verdade das coisas em que foste instruído".

Aqui Lucas termina a introdução da sua narrativa. E ao fechar essa parte, a preocupação dele está justamente na verdade das coisas. Em tempos de emocionalismo exacerbado vem Lucas dizer algo racional para nós hoje. É preciso saber a verdade das coisas.

NO verso 1 nós vimos sobre a vida de Cristo no crente. No verso 2, falamos um pouco dessa vida de Cristo que transborda como um rio de água viva. Agora acrescenta-se aqui um aspécto racional a essa vida cristã. E veja que esse foi o motivo que o autor destaca para Teófilo pelo qual a carta foi escrita. Chamando-o de excelentíssimo, Lucas dá um motivo excelente para sua carta: a verdade. Mais tarde Paulo falaria daquele que maneja bem a palavra da verdade. A primeira coisa que eu vejo é que o aspécto racional é crucial na caminhada cristã. Logo na introdução é o que Lucas chama à atenção de Teófilo. É necessário saber da verdade das coisas e isto se torna lógico para nós que já caminhamos há algum tempo, pois sem este aspecto racional não há vida cristã que resista. Não podemos viver uma vida cristã só com experiências emocionais. É necessário saber em quem temos crido, saber responder a todos os que perguntarem da certeza da nossa fé, saber do porquê ser cristão. Tem muita gente preocupada com os sentimentos. Sentir Deus, emocionar-se com os cânticos, etc. Acho isso pernicioso, pois apesar de concordar que o Espírito Santo testifica com o nosso espírito, como diz as escrituras, viver uma vida baseada nas emocões que sentimos é levar-se por um caminho desconhecido, sem pés no chão (que fique claro que eu acho uma bênção quando Deus fala ao nosso coração e sentimos sua presença). O caminho dos sentimentos é desconhecido. Uma música já falava do amor nesse terreno, como um deserto e seus temores. A vida que vai na cela dessas dores não sabe voltar....Para Lucas isso é fundamental e isso vai pautar toda a sua história de Cristo, não somente o que aconteceu enquanto ele esteve entre nós, mas o que ele realmente ensinou., que verdades ele deixou para seus discípulos. Além disso, essas experiências de cair, , rodar, sapatear me incomodam porque não há relatos da escritura sobre isso. Não lemos escritos de reuniões onde o povo de Deus ficava tendo tais experiências místicas numa espécie de surto emocional. Não há relatos de crentes sapateando!(um dia desses assisti um vídeo na internet mostrando crentes rodando numa espécie de transe e em seguida alguns macumbeiros rodando do mesmo jeito). O que dá pra perceber é que o cristianismo de hoje em dia, pelo menos parte dele, está num processo de mesclagem com outras experiências religiosas. Lutero e Calvino devem estar decepcionados; a grande bandeira da reforma e do cristianismo (A verdade vos libertará!)se chama conhecimento!

Assim também Lucas não quer Teófilo falando em linguas ao relatar sua narrativa. Não quer que teófilo tenha experiências religiosas, mas simplesmente que ele conheça a verdade. Nada de sentir não. Só conhecimento mesmo. Coisa simples, mas firmado na rocha. Aliás, por que se preocupar tanto em falar em línguas, por exemplo? Paulo já dizia que é melhor buscar o dom da palavra, da profecia, etc. Penso que no brasil o fenômeno neo-pentecostal se tornou forte por causa da história do próprio país, marcada por uma mesclagem muito forte de culturas afro e católicas. O que é bom por exemplo nas artes.  Não aqui. Bom, nada que não possa ser ajustado na vida de todos nós. O conhecimento hoje está disponível como nunca. Vamos tirar proveito disso. Pra mim, isto fecha a introdução de Lucas: paixão pela história de Cristo e vida cristã racional. Agora estamos preparados para a história!Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário