domingo, 18 de abril de 2010

Diário semanal de Lucas 1 versos 8 ao 11

"No exercício de suas funções sacerdotais diante de Deus, na ordem de sua turma, coube-lhe por sorte, segundo o costume entre os sacerdotes, entrar no santuário do Senhor para oferecer o incenso. Toda multidão do povo estava orando do lado de fora enquanto se oferecia o incenso. Então apareceu-lhe um anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso."

Primeiro, pra mim, é impossível separar o verso 11 dos outros três. Por isso, incluí ele aqui. O primeiro ponto óbvio do texto é que Deus conhece nossa vida e está presente, com anjo ou sem anjo. Não somos pessoas isoladas, largadas no mundo como ensinam alguns, mas profundamente marcadas e alteradas, se assim posso dizer, por essa pessoa tão singular a quem chamamos de Deus.É profundamente alentador o fato do criador não abandonar sua criação. Teófilo com certeza pensou nisso ao ler esse pequeno trecho. 

Bom, na entrada do anjo, fica claro que Lucas não quer dar um clima de surpresa. O texto fala simplesmente que: E então apareceu-lhe o anjo do Senhor...o anjo não quer dar um susto a Zacarias, nem lucas quer nos assustar também. Pra mim, isso indica que o anjo estava alí há tempo, como uma presença preciosa e ao mesmo tempo tão singular, embora afastada de Deus ( o anjo é representante dele). E aqui, no segundo ponto, Deus não é aquele procurando ver alguém alegre pra acabar com a alegria, como um menino disse certa vez, de acordo com C.S.Lewis. Mas é alguém que participa, que está presente, que conhece nossas orações, como mais tarde Zacarias iria saber. Deus é aquele que conhece inteiramente nossa caminhada;nossos sonhos e fracassos, desejos e impossibilidades. Ele sabe tudo e mais um pouco...algo interessante que completa ainda mais essa interpretação é que o anjo aparece à direita do altar do incenso. Não sei você, mas eu imagino adorando a Deus com um teclado na igreja e de repente Ele aparece na minha frente. O propósito é justamente  isso. Mostrar que sua presença é real, que não adoramos a alguém imaginário. ou ausente No caso de Zacarias, que também ele não orava a alguma força indiferente. Sim, Deus não é indiferente! Nossa, que bom saber disso! Não somente Deus está presente, mas Ele também se importa conosco, se importa em mostrar que nosso trabalho não é vão. Veja que Zacarias estava cumprindo suas funções no reino. Ele não estava em algum show de adoração para pedir respostas, até por que não tinha isso naquele tempo, graças a Deus. Como eu falei no comentário anterior, ele estava trabalhando, dando duro e indo em frente! Isso sim, faz diferença Existe até um ditado que diz que Deus não chama desocupados! Isso é verdade. tem muita gente colocando o carro na frente dos bois, mas isto nós já comentamos. o que quero destacar é que Zacarias não precisou disso. O anjo iria lhe falar estando ele com sorte ou não. Lembre-se que para José, um sonho bastou. 

Mas ainda há um terceiro ponto. Percebeu que Lucas destaca o fato da multidão estar do lado de fora? Pra mim, ele não quer desprezar o povo, como se eles não fossem participantes do projeto de Deus. Ao contrário! Pra mim, ele menciona o povo de propósito justamente para destacar o aspecto pessoal do relacionamento que todo cristão tem com seu Deus. Até porque mais tarde a multidão saberia que Zacarias tivera uma visão! Veja, ela, a multidão, não fica de fora!Aliás, Deus nunca deixou a multidão de fora. Desde o V.Testamento o Santíssimo fala por meio de profetas ao povo. Ainda mais agora com Cristo. O recado é para toda a humanidade. Seja você e eu um conhecido sacerdote com alguns privilégios ou apenas mais um na multidão. Deus está presente tanto individualmente como engloba em seus planos o coletivamente. Veja como é o cristianismo que Lucas quer ensinar a Teófilo! Podemos sempre contar com nosso pai, mesmo que não vejamos sua mão ou sintamos seu poder. Ele está presente, nos ajudando, se importando e mudando as nossas vidas para sempre!Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário