sábado, 27 de março de 2010

Diário semanal de Lucas 1 verso 1

"Muitos já tentaram compor a história do que aconteceu entre nós"

E eis como começa Lucas o seu relato da história de Cristo. Pra começar, eu percebo uma certa preocupação dele com a história em si. Como se a história tivesse de ser bem contada, devido a que "muitos já tentaram compor a história de Cristo. Lucas está escrevendo a Teófilo para que ele conhecesse "a firmeza da doutrina em que foi instruído". O porquê desta preocupação está no final do verso: do que aconteceu entre nós. Mas veja: quem é Lucas? Um discípulo de Cristo? Não! Concorda-se que Lucas conhecia Paulo e era chamado por ele de "médico amado" (Col. 4.14). Mas Lucas continua não sendo discípulo de Cristo. Então por que ele diz da história que aconteceu entre nós? Aqui o problema está na tradução. A king James diz assim: "Forasmuch as many have taken in hand to set forth in order a declaration of those things which are most surely believed among us".

Agora sim! Lucas está falando das coisas certas, isto é, do que ele e a comunidade cristã daquele tempo tinha como certo (most surely believed among us). Lucas não viu a Jesus mas assim como nós, ele acredita na história de Cristo. Lucas então é como eu e você. Pra mim, considerando isto, é instigante a importância que ele dá à história de Cristo. É necessária contá-la para Teófilo e não somente contá-la, mas escrever detalhes também! Isto é interessante. Muitos vêem a história de Cristo de muitas maneiras, menos o que realmente aconteceu. Há aqueles que não estão interessados nela. Estão interessados sim no que ela pode oferecer materialmente, no que ela pode enriquecer financeiramente, etc. Há outros que se interessam e sabem dessa história de uma maneira minuciosa, detalhada. Conhecem comentários, a lingua original, sabem as dificuldades das traduções, conhecem muito mais que eu e você juntos podemos conhecer, mas que param aí. As palavras não saem do papel ou da tela. Elas não criam vida, não fazem diferença no dia-a-dia. São apenas palavras. Perceba o que Lucas diz: "Among us!" ou seja: "entre nós!" A história de Cristo não é uma história qualquer compartilhada por Lucas e seus companheiros cristãos, mas ela é o centro de suas vidas, a pedra fundamental de suas jornadas. O que foi propagado entre eles mudaria suas vidas para sempre a ponto de acontecer entre eles (ou a ponto de mudar seus pensamentos, de acordo com a KJ)! Ainda hoje milhões mudam suas vidas a partir desta história.

Agora indo um pouco mais adiante, concluindo esse pensamento, não é a nossa história a história de Cristo? Não passamos pelas mesmas tentações que ele passou? Não buscamos as virtudes que Cristo pregava e vivia? Não cremos no que ele cria? Não é a nossa vida uma constante referência a Cristo? É bom lembrar que os primeiros cristãos foram chamados assim porque buscavam justamente ter as mesmas atitudes que Cristo tivera. Hmmm...há pouca coisa dessa história hoje não? O amor, a humildade, a santidade, o preço, a oração, entre tantas coisas que caracterizam Cristo também devem nos caracterizar. Pra mim Lucas 1 verso 1 fala disso: uma história que se repete diariamente nas nossas vidas e que nos levam a parecer mais com Ele. Assim, não buscamos ser santos porque queremos ser os santinhos, ou os especiais, mas simplesmente porque Cristo vive em nós. Sua história salta das páginas da bíblia para nos fazer enxergar as coisas mais importantes que devemos fazer. Assim seja! Que continuemos a enxergar o quanto essa história é importante. Embora muitos tentem compor a história de Cristo, ela acontece entre nós!Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário