quarta-feira, 13 de abril de 2011

Diário semanal de Lucas 1 versos 31-33

"Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim."

Muito já se falou sobre Ele. Já se disse tudo, desde que ele foi um revolucionário ou o maior homem que viveu sobre a terra, ou que na verdade ele nunca existiu, e, se existiu, não foi em forma humana. Enfim, já disseram muito a respeito de Jesus. Eu não quero trazer novidade aqui, mas preste atenção ao texto, pois tudo o que tenho falado em Lucas é sobre o que ele escreveu. Aliás, se eu quisesse só falar as minhas opiniões, não precisaria recorrer a algum texto. O que tenho feito aqui é uma forma de dizer verdades cristãs em Lucas. Só isso, nada mais.

Olhando o texto, observe que Gabriel está anunciando um plano:
1. Nascerá Jesus
2. Ele será Grande e reinará sobre o trono de Davi (logo, ele é  o messias)
3.Seu trono nunca terá fim

Percebeu? Tudo aquilo que vimos falando no texto de Lucas, sobre nossa fragilidade, nossa dependência, nosso interesse em viver uma vida melhor, em participar de algo maior, está resumido nessa pessoa a quem chamamos de Jesus. Como já se fala muito dele, eu quero por enquanto só chamar a sua atenção a esse plano traçado pelo anjo. Desde os profetas do Antigo Testamento já se falava sobre alguém que nasceria e ocuparia o trono de Davi. Aquele que seria o herdeiro e que libertaria Israel. Mas o que Israel não esperava é que esse reinado não seria como no Antigo Testamento foi: um reino militar. Jesus viria para inaugurar um novo tempo entre Deus e os homens. Uma nova geração de homens e mulheres, a quem C. S. Lewis chama de soldadinhos de chumbo em Cristianismo Puro e Simples, nasceria.

Mas isso, e aqui é o que eu quero chamar atenção, não foi algo que nasceu aleatoriamente. Aliás Deus não faz nada aleatório... Nada é acaso aqui. Olhando para o texto, e esta é uma idéia que depois será desenvolvida em todo Novo Testamento, este é um plano que vem de muito antes. Ou seja, a vinda de Cristo é um planejamento estratégico de Deus. Este plano já havia sido falado bem antes pelos profetas, mas agora ele é uma realidade. Aquilo que hoje experimentamos de já e ainda não, também se experimentou por toda a bíblia. A diferença é que aqui eles iriam ver a história acontecer assim como nós iremos ver um dia o nascer de uma outra história. 

Mas o que o anjo anuncia é o mais importante para Maria: há um plano de Deus e você faz parte dele! Eis a nossa lição de hoje. Já disseram muito sobre Deus tem um plano em cada criatura e eu cresci cantando aquela musica que inicia da mesma maneira. Mas hoje, pelo menos olhando para o texto, eu me sinto tentado a discordar ou pelo menos pensar de uma outra forma. Eu penso que Deus tem um plano que inclui cada criatura, porque tudo o que Deus faz é perfeito. Teologia à parte, temos aqui um Deux ex maquina, isto é, Deus se revelando, tocando a história humana. Sabermos que Deus tem um plano e que isso nos inclui certamente  deve nos fazer ver a vida cristã com outros olhos. 

Mas qual é o plano de Deus? Que Jesus nasça na terra! Veja, não é preciso muita atenção para ver o quão simbólico e ao mesmo tempo próximo de nós este texto está. Jesus tem nascido entre nós? Estamos prontos para pregar Cristo entre os homens? Estamos disponíveis para Deus? No verso anterior comentamos que esta é uma escolha de Deus, mas aqui de certa forma ele pede nossa participação. É por isso que ele nos inclui, porque somos nós os realizadores de seu plano. Primeiro, a salvação nasce em nós, depois somos nós que trazemos e pregamos a salvação. Somos cada um um pouquinho de Cristo andando sobre a terra. E ai, compreendemos melhor a pergunta que Maria faz no próximo verso: mas como será isto? Ora, não pergunte isso agora. Deixemos para o próximo comentário. Por enquanto, resta saber que Deus tem um plano: Ele quer que Jesus nasça em você! 

Tem mais: Cristo nascendo em nós nos trará não só um homem, mas todo um reino para perto de nós, para dentro de nós! Esta é uma verdade cara, pois muito são os que hoje vendem o reino dos céus. Foi assim na Idade Média, foi assim na Reforma e ainda é hoje. Não nos deixemos enganar! O plano, o Reino de Deus começa dentro de nós! É um plano de dentro para fora e muito, muito individual. É uma revolução em nossas vidas que não precisa de intermediários. É algo fantástico, mas caro, também, porque são muitos os que não querem encarar o caminho e se rendem aos que querem lucrar com isso (se você seguiu meu raciocínio, certamente pensou no consumismo, ou na TV, ou em outra área no qual querem te prender)...Assim como existem muitos que desistem de estudar, desistem de trabalhar (em todo bom sentido dessa palavra), desistem, enfim, de viver. De todo modo, ou pagamos por estar Reino de Deus, ou pagamos por permanecer fora dele. A diferença é que no Reino ganhamos a - muito cara hoje em dia - liberdade. Eu prefiro as conseqüências de estar com Ele. Resta agora a nossa resposta, nossa disposição, nosso Amem. Assim como Maria, recebamos como mulher, como fêmea, como naquela música: Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá; tua alma viverá, teu espírito renovará e no teu corpo tudo novo se fará. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário