domingo, 3 de abril de 2011

Diário semanal de Lucas 1 versos 26-28

"No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem se chamava Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O senhor é contigo"

Lucas ainda não começa o relato do nascimento do messias, mas ele já dá uma introdução.Ele ainda irá relacionar os dois personagens relatados aqui com Isabel e Zacarias antes de entrar no messias propriamente. Bom, temos aqui uma breve introdução sobre o nascimento de Cristo e algo que me chama a atenção é que Deus envia Gabriel para falar diretamente com Maria. Se no caso de Isabel e Zacarias Deus enviou seu anjo para Zacarias, agora ele vai diretamente a Maria. É que a notícia em questão é muito mais feminina. No caso de Maria, ela iria conceber ao próprio Messias pelo Espírito Santo. Podemos indagar se não teria sido melhor falar antes com José, mas aqui Maria é a agraciada com a benção de ter sido escolhida para dar a luz ao Messias. No caso de Zacarias, é sua casa, como um todo, é que é favorecida. Outra coisa é que Zacarias já era casado com Isabel. José e Maria não. Ainda um outro ponto é que talvez José não estivesse preparado, assim como ocorreu, porque ele duvidou da história de gravidez sem contato físico (Deus teve de intervir em sonho). 

Mais o que mais chama a minha atenção e é que Deus escolhe Maria, numa cidadezinha chamada Nazaré. Nesse tempo, Maria é um nome muito, muito comum. Nazaré é uma vila de pescadores e Galiléia é uma região pobre. Temos então aqui um povo pobre, dentro de uma região esquecida e vivendo uma vida previsível. Não parece muito a nossa? Como se diz, Deus escolhe os que não são para confundir os que são. Na verdade, todos nós, ricos ou pobres, temos essa vida previsível, mas Deus fez questão que Cristo nascesse entre os pobres. Talvez porque fosse com eles que ele iria mais se envolver, ou para que ele sofresse o que deveria sofrer e assim conhecer melhor os tantos que estão sem esperança por ai. A verdade é que Deus nos faz perceber que seu reino, prestes a ser inaugurado, está mais perto de nós do que nós imaginamos. Os próprios pais do Rei não são autoridades religiosas. Mas existe ainda uma outra razão: os pobres são abertos às ações de Deus. Os ricos tem mais dificuldade, justamente porque a riqueza traz consigo preocupações e tentações perigosas. Os pobres não. Os pobres necessitam de ajuda, os ricos acham que não precisam. Pensando nisso, impossível nosso rei nascer em berço de ouro. Afinal ele veio para os que precisam de médico não é verdade? Minha conclusão aqui é que o reino de Deus é um reino muito especial, onde pessoas sem nada podem ter tudo porque podem ter o principal. Jesus não nasceu em berço de ouro não só pra cumprir as profecias. Os pobres são pessoas sinceras, nada tem a esconder e vivem uma vida difícil. São como ovelhas sem pastor, como disse Jesus uma vez. Pessoas necessitadas, meu irmão, são livros abertos em que tudo pode ser escrito. São pessoas que procuram dar um outro sentido às suas vidas porque simplesmente elas não são aceitas na "alta sociedade". E eu digo isso porque já vivi entre pessoas de toda classe social e fui mais feliz entre aqueles de baixa renda. Mas que fique bem claro que eu não prego a pobreza. A decisão aqui é onde Jesus iria nascer e com certeza, não era entre os ricos da época. 

Pra mim, Lucas queria lembrar isso. O fato de vivermos onde vivermos não nos faz mais ou menos importantes no reino de Cristo. Observe que no verso 28 o que o anjo diz a Maria. Achar graça diante de Deus não tem nada a ver com riquezas nem com berço de ouro e nem com nossas vidas. Tem a ver com a escolha de Deus. Graça é dom gratuito. Não fazemos nada pra ganhá-la nem a merecemos. Maria não era sem pecado, como querem alguns, mas era como eu e você e nisso repousa a graça de Deus: Ele interfere na vida de pessoas comuns, que nada sabem, que estão entre a multidão, esquecidos numa região qualquer, para mostrar que Ele está perto, está agindo e está observando os homens, sejam eles quem for.
Por isso, alegremo-nos nisso. Seja onde você estiver nesse mundo real ou virtual, saiba que Deus está perto! Sim, seus olhos percorrem toda a terra e observa os bons e os maus, seja aonde estiverem e como estiverem. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário