quinta-feira, 31 de março de 2011

Diário Semanal de Lucas 1 versos 24-25

"Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo: assim me fez o Senhor, contemplando-me, para anular o meu opróbrio entre os homens."

E eis-me aqui novamente para continuar meu diário de Lucas. Durante estes tempos de diário semanal estive observando alguns valores pra nossa vida cristã. A cada dia que passa, percebo o quanto ela é importante e é por isso que volto aqui. Estes dois versos finalizam o prólogo da história do nascimento de Cristo, o personagem mais importante deste diário, que ainda não apareceu. Pois bem, perceba que ao finalizar, Lucas menciona Isabel em grande alegria. E é interessante porque o nosso final também será assim, alegre e feliz. Vimos o quanto ela pediu por esse filho e aqui nós temos finalmente esta grande alegria sendo usada para fechar esta parte do livro. Lucas irá justamente pegar o desfecho desta história para iniciar a de Cristo, o que  ele jamais poderia começar sem antes terminar as angústias que descreveu inicialmente. 

De certa forma, este prólogo é um resumo da história destes dois personagens e ao mesmo tempo o resumo da nossa história. Ela não acaba aqui ou nos próximos cinco meses e ela faz parte de algo maior. Saberia ela que João Batista seria o maior entre homens, segundo Jesus? Saberia ela o quanto ele seria importante pro ministério do messias? Certamente não. A lição que eu quero tirar hoje daqui é que também não sabemos o quão valiosa é nossa história. Já disseram isso dos professores, que entram para a eternidade, mas podemos dizer isto de todos nós e principalmente de nós, cristãos neste mundo. Trazemos paz, mudamos vidas, damos luz, salgamos, enfim, aquilo que é, naturalmente, insosso. Não vamos nos auto-condenar aqui. Não somos este tipo. Estamos aqui pra dar nosso melhor. Tenho certeza que Isabel sentiu isso também. Deus sempre anula o nosso opróbrio entre os homens, seja nessa vida ou não. Digo isto porque há muitos cristãos que morrem sendo motivo de riso para os impios, mas eles, os cristãos, ainda sorrirão por último, lá na glória.  E é isso que quero destacar também. O final, a glória, é sempre algo a se lembrar em nossa vida. Podemos estar hoje, como eu estou, passando o maior sufoco, mas ainda sorriremos novamente e daremos o riso final no final de nossas vidas. Pelo menos eu quero isso e vou lutar para que no fim eu baixe minha cabeça em sinal de respeito e não em sinal de vergonha.

Assistimos ultimamente a perda de nosso ex-vice presidente José Alencar. E ele disse algo que ficou: não tenho medo da morte. tenho medo da vergonha! Eu quero repetir isso também. Vamos erguer nossas cabeças irmãos. É necessário coragem na vida cristã. Pensem no final. Está ai mais um ingrediente apimentado pro prato nosso de cada dia. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário