domingo, 10 de abril de 2011

Diário Semanal de Lucas 1 versos 29-30

"Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação. Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus."

E eis aqui a nossa história. Não é de estranhar que Maria tenha se perturbado e não tenha entendido nada. Eu penso nos milhares que nada tem além de alguém neste mundo, naqueles que vivem uma vida simples, sem luxo nem lixo. Apenas vivem. Eu penso em mim mesmo e na minha vida pacata, sem muitas histórias extraordinárias pra contar. Mesmo esse blog: quem é que hoje tira um tempo pra ler e entender alguma coisa de alguém que nunca viu ou só conheceu alguma vez ou outra? Como diz um ditado americano: Live toghether, Die alone....Mas é justamente por isso. Aguardamos algo, esperamos algo que não se vê, mas que um dia se desvelará diante de nós. Alguns vêem cedo, outros mais tarde, mas no final das contas, todos verão.

Afinal, para que serve nossa vida? Nesta semana, muita gente se perguntou isso. Assistimos aterrorizados a notícia de um menino de 23 anos que assassinou friamente mais de 10 crianças em uma escola. Mas apesar de todos os males, mesmo quando parece que sombras de morte nos cercam, lá no fundo temos a esperança de que nossa vida sirva para algo maior. Eu, por exemplo, com este blog, se eu puder ajudar alguém a enxergar na palavra de Deus um guia, uma luz para seu caminho, ficarei satisfeito. Mas mesmo que não, que ninguém curta estes comentários, eu quero ter a sensação do dever cumprido, de que fiz o que estava a meu alcance enquanto estive por aqui. Pode ser que eu nunca conclua, mas tenho a esperança que vou conseguir. É por isso que continuo os estudos, que continuo estudando piano, que continuo vivendo. Certamente você sabe do que estou falando.

Certamente Maria sabe também. Neste texto, ela se assusta com um anjo, pois sabia que este momento era algo crucial em sua vida. E mesmo quando o anjo proclama uma boa notícia, ela fica pensando, ao meu ver, se é boa ou não esta notícia. Afinal, o que as pessoas vão achar disto? será que estou louca? o que o anjo quer dizer com agraciada? Certamente muita coisa passou por sua mente e é aqui que eu vejo um ponto importante na fé cristã: Não importa onde estamos, como vivemos, o que fazemos de bom ou ruim: Deus tem sempre uma boa notícia para nos dar. Esta é uma mensagem crucial da fé cristã. Deus não é aquele que procura estragar nossa festa. Ele não é o ancião que está pronto a nos dar umas palmadas, ou um juiz pronto a nos julgar. É certo que ele é juiz, mas também misericordioso e compassivo e bondoso para conosco. A mensagem de Lucas, ao iniciar a narrativa de Cristo com a escolha de Maria certamente nos faz ver isso: maior é sua bondade que sua justiça. Para começar, se Maria fosse tratada como ela merecia ser tratada por Deus, ela nunca iria ser escolhida, assim como nenhuma outra pessoa seria escolhida. Somos todos injustos, orgulhosos e gananciosos pelas nossas próprias causas e não merecemos nada de Deus. Ele dá porque Ele é bom, mesmo que no primeiro instante duvidemos disto, como Maria o fez. E essa é a boa notícia do evangelho já anunciado aqui por Lucas: Deus é, maior que tudo, bom, e se importa conosco. Vocês conhecem o verso: Deus é amor! sua bondade é apenas uma faceta de seu  ser...

Relacionando esse texto com nossa vida cristã diária, certamente podemos viver nossa vida sem esse stress que se prega tanto por ai sobre o julgamento de Deus, sobre o Olho que tudo vê, que passeia os olhos sobre a terra. Irmãos, vamos enxergar esse fato e viver melhor: Deus é bom, ama o homem e é por isso que ele interfere em nossa vida e nos diz coisas bonitas! Você poderia contar quantas vezes Deus nos livrou? Quantas vezes ele nos guiou, nos consolou, nos animou, nos alegrou? Algumas daquelas crianças não mais sabem disso e é verdade. Mas está aí mais uma razão para darmos o valor devido a nossa vida. Mesmo que Deus não nos poupe, somos eternamente gratos a Ele por não nos tratar como nós merecemos, por ser tão bondoso conosco. Maria não sabia, mas sua vida estava prestes a dar uma guinada maior que sua imaginação. É assim conosco também, não?. Foi quando Deus foi ao nosso encontro que nossa vida mudou. Não fizemos nada, apenas fomos humanos bastante para ver que não merecíamos, mas que fomos agraciados.

Acho que é mais uma lição para nossa vida diária: agradeçamos a Deus por nos encontrar e mudar a nossa vida previsível. Agradeçamos a Ele por dar um sentido maior à nossa existência aqui neste planeta. Somos felizardos, e sabemos disso. Valorizemos então, cada instante, cada minuto que nos resta aqui. Não sabemos quando vamos, mas iremos um dia, seja cedo ou tarde. Em nossa caminhada cristã, enxerguemos além. Somos mais que vencedores porque Deus quis que fosse assim! É por isso que no início desta postagem eu falei que essa era nossa história. Todos nós recebemos essa notícia um dia. Todos recebemos sua visita.  Todos fomos surpreendidos! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário