domingo, 29 de maio de 2011

Diário Semanal de Lucas 1 versos 34-35

"Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso também o ente santo que há de nascer será chamado filho de Deus."

Há sempre dúvidas que rondam nossa vida. Sempre. No caso de Maria, como? Uma pergunta tão sincera quanto a sua resposta. Humanamente falando, seria impossível. Freudianamente falando, ilusório. Mas é aquela coisa, quem somos nós pra dizer nunca? Vimos no diário anterior que este plano de Deus inclui cada uma de nossas vidas. Vimos que Ele desejou e fez assim. Vimos também que esta pergunta é a pergunta que todos nós fazemos, resultado de nossa finitude, orgulho e dúvida de nossas vidas. Mas como? Por que? Qual a razão? Como? Onde? Quando? Como é que Deus cumpre seu propósito em nós?

Eu quero meditar na resposta do anjo a Maria:  Descerá sobre ti o Espírito Santo! Sim, é através dEle que se cumpre em nossas vidas o propósito de Deus. E é necessário que seja assim, pois o ser humano por si só não pode cumprir algo divino. Deus já olhou pra terra e viu que não há ninguém que busque a Deus, não há ninguém que seja bom (no sentido divino da palavra), ou seja, não há ninguém humano capaz de dialogar com Deus e tomar suas próprias decisões sozinho, cumprindo assim a palavra de Deus.  Primeiro é necessário que Ele, na forma de Seu Espírito, desça sobre nós.

Segundo, é necessário um envolvimento com Ele. Mas isso, diga-se aqui, é algo passivo e ativo. Passivo no sentido que nós nos deixamos encher do Espírito. Lembra daquele verso: Enchei-vos do Espírito? Ativo, pois isso envolve uma escolha nossa. Já se disse que nossa vida é uma série de escolhas. Está aqui mais uma. É escolha nossa viver ou não em frente de uma TV, trabalhar ou não, orar ou não, ler ou não etc. Ttudo, tudo mesmo, passa por nosso querer. Maria fez a escolha certa. Ela disse Eis-me aqui e eis no que resultou. A nossa vida cristã só se tornou possível por isso. Claro que se ela recusasse, Deus escolheria outra pessoa, mas basear nosso ponto aqui em termos de conjecturas não dá. Deixemos os mistérios de lado e vamos ao que importa: Certamente Deus em nós, pode fazer muita coisa.

E ai, outro ponto surge, porque Maria engravidou não é? Lembra que nós, cristãos, somos comparados a alguém que nasceu de novo? Nada mais simbólico, pois o filho de Deus nasceu através de uma humana. Que assim seja conosco também. Isso pra mim, remete claramente ao tornar-se como Ele: ter a sua mente, suas atitudes, ser enfim um pequeno cristo. E aqui é o nosso ponto principal. É aqui que o Cristianismo torna-se mais que uma religião. É aqui que nós somos levados a algo maior daquilo que pensamos. Os cristãos não somente nascem de novo, mas se tornam naquilo que C.S.Lewis chama de "Deus" em Cristianismo puro e simples. Infelizmente alguns se tornam demônios, mas outros, e eu espero me incluir aqui, se tornam anjos. Ao nos tornarmos como Cristo, somos levados a pensar no que Ele faria em nosso lugar, na nossa responsabilidade de leva-lo conosco, na nossa luta com o mundo, a carne e o diabo, enfim, na nossa vida, que já não é mais nossa, mas de Cristo. Veja, não quero aqui pregar um transe espiritual, mas um comprometimento de vida. Pra alguns, vai exigir a própria morte, pra outros nem tanto. Essa jornada já foi comparada a uma viagem de barco. Alguns irão enfrentar tempestades que podem até virar o barco e provocar a morte do capitão. Outros, não enfrentarão grandes coisas e a viagem será tranquila. Enfim, cada um de nós terá de perceber isso.

Infelizmente alguns ainda não entenderam o peso de glória que está posto sobre cada um que responde positivamente ao anjo. C.S.Lewis escreveu sobre isto. Eu aconselho a depois que você meditar sobre o que a bíblia diz, veja o artigo The Weight of Glory, ou em português O peso da glória. Para aqueles que estão começando na jornada, apenas iniciem. É necessário um começo. Que seja sincero a sua decisão, porque ninguém aqui está brincando de se tornar religioso ou de ser moralmente aceitável diante da sociedade. Aqui, nós engravidamos e toda nossa vida é levada a mudar de direção. Somo levados a ter dores de parto, até que nasça em nós alguém novo, melhor, livre enfim. Quem já viu Matrix pode perceber isso no nascimento de Neo...Que Cristo não seja, irmãos, apenas nosso amigo ou intercessor, mas parte de nós, de nosso DNA, pois ainda somos humanos. Que ele seja o árbitro do nosso coração, a testemunha fiel de nossa sinceridade de vida e de alma. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário