quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ao presidente de um órgão

Meu nome é Ismael.  Estou enviando este email por estar disponível aos candidatos. E quero assim deixar aqui algumas considerações sobre o mercado de trabalho neste país. Sem dúvida muita coisa ainda precisa ser feita pela educação no Brasil, especificamente nas artes. Veja, o campo das artes não dá dinheiro, não garante emprego e é o menos interessante em termos capitalistas. Atualmente estou sentindo na pele isto. A organização dos músicos do Brasil está morta há muito tempo e os artistas não tem nenhum apoio dos governantes ou das empresas. Até se diz que é o dinheiro investido nas artes deveria ser investido em comida!Mas veja só que mentalidade mesquinha essa que se propaga no nosso país. Nós sabemos que o ser humano é mais que corpo. Aliás, muito mais que o corpo. Todos conhecemos a história e sabemos que os países que são mais ricos oferecem muito mais que o abc para seus cidadãos. Oferecem teatro, música, dança, pintura e etc, mais do que o Brasil hoje oferece. Portanto quero deixar aqui minha indignação por este país, que me leva a buscar alguma ajuda, por mínima que seja, pela internet, ao invés de abrir as portas do mercado aos artistas.

Senhor Presidente, o que tem de vagas "úteis" à sociedade não está escrito. Mas eu pergunto. Será que vale a pena investir tanto na estrutura e esquecer os corações dos cidadãos? O que precisamos mais, do interior ou exterior? Não quero dizer que o enfoque está errado, mas que ele precisa ser pesado numa balança justa e mais consciente se quisermos crescer muito mais que nas vagas disponíveis no mercado. Estou à procura de emprego. Uma professora minha já dizia que os músicos antigamente mendigavam nas ruas. Parece que isto, este horror de saber disto só nos ocorre depois da conclusão do curso. E é muito difícil quando conhecemos esta verdade. E mais ainda neste país, onde a divisão da renda é tão injusta. Vemos os corruptos se perpetuarem no poder, ou voltar, como é o caso do Collor. Vemos tantas CPIs que não dão em nada, ou melhor, dão em pizza. Vemos os crimes cada vez mais bárbaros, cruéis. Pessoas que matam por qualquer banalidade, que atiram sem piedade, sem compaixão. Eu poderia citar tanta coisa ruim que vemos neste país e mesmo assim seria pouco. Será que a ênfase da educação do Brasil está certa? Sabe, vendo o que vejo todo dia no noticiário, acredito que não. Acredito que a educação brasileira precisa mais de arte que muita coisa. É uma necessidade, uma urgência em ensinar muito mais que matemática. É preciso aprender a ter fome. E nada melhor que ter fome e poder comer. Já diz uma música: Você tem fome de quê? Você tem sede de quê? Oxalá que haja mais consciência neste país. Por isso fiz questão de dizer tudo isto neste email. Senhor Presidente, muita coisa pode mudar a partir de pessoas como você. Picasso já fazia uns quadros em que objetos eram mostrados despedaçados. Acho q muita coisa neste país está em pedaços e por isso eu peço sua ajuda.

Cordialmente,

Ismael Patriota

Nenhum comentário:

Postar um comentário