sábado, 15 de maio de 2010

Diário semanal de Lucas 1. 18-20

"Então perguntou Zacarias ao anjo: como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias. Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te essas boas novas. Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, a seu tempo, se cumprirão"

Há muitas coisas que podemos ver por aqui e eu quero começar pela principal delas pra mim: A sinceridade de Zacarias.Nem a presença de um anjo e todo o medo que ele sentiu o convenceu de uma mudança na sua vida.. Depois de tudo o que o anjo lhe falou ele não tinha sido convencido e olhava para ele mesmo com incredulidade, pessimismo. Certa vez Emily Brontë escreveu para a neve:  
Ó transient voyager of Heaven!
Ó silent sign of winter skies!
What adverse wind thy sail has driven
To dungeons where a prisioner lies...

Eu vejo essa passagem de Emily como esta de Zacarias. Toda incapacidade, fragilidade, medo e desespero humano se encontra em sua súplica: Como? Como saberei disto? Esse tipo de sinceridade chega quando nos falta forças. Lutamos tanto, perseguimos tanto e depois que tudo mina nossa alegria e nossas esperanças só nos resta senão descrermos, mesmo com um anjo em nossa frente. Não quero ser pessimista aqui, mas quem nunca passou por momentos assim?Jó aguentou alguns capítulos, mas depois, parafraseando, diria ele a Deus na beira da loucura e em profundo desespero: És por acaso homem? Conheces o que significa ser humano?Yancey disse que Jesus veio também para responder a essa pergunta...

Uma coisa eu sei e Lucas deixa bem claro quando continua com seu texto: Eu sou Gabriel! Perceba que só agora nos é revelado o nome do anjo. Gabriel significa homem de Deus. Ao dizer isso nesse momento, nos fica claro a preferência que temos. Primeiro, sempre (teoricamente) podemos contar com seus homens, sejam eles anjos ou não. Segundo, eles assistem diante do próprio Deus, isto é, sabem muito bem a nossa situação; terceiro, eles são enviados ao nosso favor, para trazer boas novas às nossas vidas. Note que o Gabriel não alimenta os sentimentos de Zacarias, mas também não o reprova, se assim podemos dizer. Mais importante que isso é o plano de Deus. Por não compreender isso agora, Zacarias ficaria mudo até que visse com seus próprios olhos...

Agora, cá entre nós. Quem ousaria culpar Zacarias? claro que vão surgir aqueles que diriam da falta de fé, que usariam esse personagem para promover a febre do cristianismo simplista que vemos hoje, como se a vida real fosse um conto de fadas. Mas eles ignoram a realidade daqui e a realidade de uma vida cristã autentica. Eu comecei com o lado negro da história porque é assim que as coisas são. Nús, nós só temos a opção de enxergar a realidade. Os cristãos sabem que a vida com Cristo pode enlouquecer qualquer um. Ela nos faz "ver a morte sem chorar", como diz a letra; nos leva ao limite do monte e quando finalmente chegamos lá, em plena exaustão, nos pede um salto de fé que seria impossível para qualquer humano (sim, há certos momentos em que simplesmente não dá). Ela nos leva à beira do colapso interior, uma exigência de fé superior ao que podemos dar. Sim, uma fé além do desespero, da morte, das angustias de alma, que chega até mesmo a parecer loucura. O que me vem à mente quando eu toco num assunto tão crucial como esse é a realidade das crianças. Elas tem de ser tornar adultas mas não poderão chegar lá senão sofrerem.Não existe esse tal dia em que ela diz: sou um adulto. Não, ela olha para tráz e percebe que cresceu. Ao meu ver, a questão não é se Zacarias estava errado ou incrédulo. Ele somente não estava preparado. Ele precisava aprender algo mais e aqui nós o vemos sofrer essa mudança tão necessária. Mais tarde, já mudado, mais forte, ele louvaria a Deus por Jesus. Assim também acontece conosco. Eu gostaria que nossa vida fosse melhor, mas assim jamais chegaríamos perto de nosso Senhor. No final nós todos reconheceremos o quanto foi importante se esforçar para sair do casulo e finalmente voar. No final todos nós o louvaremos também por essa obra que mexe tanto conosco. Não recusemos esse ensino. No início ele pode parecer até injusto, mas sempre há uma imensa alegria no final. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário